E-mail
SGC
24/03/2015 | PREVINA-SE: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE


 

O dia 24 de março é o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A tuberculose é causada por uma bactéria chamada "bacilo de Koch" e é transmitida pelo ar contaminado. Esse ar é eliminado pelos pacientes com tuberculose não tratados, através da fala, tosse e espirro. A tuberculose não se transmite pelo sexo e pelo sangue contaminado. O risco de ser infectado pela doença é a permanência em ambientes fechados, com pouca ventilação e ausência de luz solar e contato direto com estes pacientes. A prevenção da doença é feita principalmente pela vacinação, chamada BCG, aplicada no primeiro mês de vida, que é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, principalmente nas crianças. Para prevenir a doença é também muito importante identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los mais rapidamente. É importante também que o doente, ao tossir e espirrar, tenha o cuidado de proteger a boca e o nariz. Em alguns casos, avaliados pelo médico, pode ser necessário o uso de remédios por seis meses para que a doença seja prevenida. Os principais sintomas são tosse, em geral que persiste por mais de 15 dias; febre, mais frequente ao entardecer; suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. A doença não atinge só o pulmão, mas também as meninges, que pode causar meningite; ossos, rins, coração e outros. A tuberculose pode matar, principalmente se não diagnosticada e tratada.

DIAGNÓSTICO

Nos casos suspeitos de tuberculose, o paciente deverá procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência, para ser avaliado por um médico. Após a consulta, o médico poderá pedir uma radiografia do tórax e o exame do escarro (baciloscopia) para confirmar se a pessoa está realmente com doença.

TRATAMENTO

A tuberculose tem cura, todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento. O tempo necessário para o tratamento da tuberculose é, em geral, seis meses. Somente o médico pode avaliar se o doente está curado ou não. Muitas vezes, o paciente melhora após um mês de tratamento, desaparece a febre, melhora o apetite, há ganho de peso, mas isto não significa que a tuberculose esteja curada. Por isso, o tratamento só deverá ser interrompido por ordem médica.

FONTE:

http://www.adjorisc.com.br/jornais/folhadooeste/impressa/saude/previna-se-dia-mundial-de-luta-contra-a-tuberculose-1.575002#.VQwIn47F-3g




Para ver as notícias antigas clique aqui.

© 2021 - Direitos reservados pela Associao dos Mdicos de Hospitais Privados do DF | 61 3445 6500

Powered by Upgrade Solutions